
Governo do Tocantins fortalece parcerias para impulsionar produção agropecuária sustentável
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 24, com representantes da Superintendência Federal da Agricultura (SFA-TO), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Conservação Internacional (CI-Brasil) para discutir estratégias visando avanços na produção sustentável no Tocantins.
O encontro teve como objetivo principal promover a ampliação e o fortalecimento da Agricultura de Baixo Carbono no estado, buscando aperfeiçoar a governança por meio da colaboração intersetorial. A ação propõe a disseminação de práticas de agricultura de baixo carbono no desenvolvimento da agenda agrosustentável no Estado.
Ao falar da parceria, o secretário de Agricultura e Pecuária, Jaime Café, enfatizou que é necessário criar políticas públicas para o desenvolvimento da produção agropecuária sustentável. “Para isso, contamos com as instituições parceiras, como a Embrapa, MAPA, CI-Brasil, entre outras, para que juntos possamos avançar ainda mais, respeitando as leis ambientais e produzindo de forma sustentável”, afirmou o secretário.
A chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Lícia Lundstedt, explicou que o papel da instituição é buscar tecnologias mais sustentáveis para o desenvolvimento da agricultura e pecuária. “O propósito desta reunião é unir forças parceiras para que, juntos, possamos levar transferências de tecnologias aos produtores no campo, integrando boas práticas de produção nas suas propriedades”, ressaltou.
O diretor sênior de Programas da Conservação Internacional (CI-Brasil), Miguel Calmon, destacou a importância da participação do Tocantins nas ações da instituição, com dois projetos de produção sustentável voltados para o setor agropecuário. “A melhoria da produção sustentável no Tocantins é prioridade para a execução desses projetos na agenda da agricultura de baixo carbono e ambiental, visando aumentar a produtividade dos agricultores no campo”, explicou.
Segundo o chefe de Desenvolvimento Rural da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-TO), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Humberto Simão, o Tocantins tem avançado significativamente na produção sustentável. “Desde 2010, o Estado tem evoluído com as tecnologias da Agricultura de Baixo Carbono (ABC), sendo uma referência nacional. Mas ainda há muito a avançar. Temos como exemplo o ABC Corte e o Balde Cheio, projetos que trouxeram bons resultados e excelentes produtividades. A intenção é continuar avançando cada vez mais com o apoio das instituições parceiras”, detalhou Simão.
Edição: Hérica Rocha