
UNACON de Araguaína recebe ação do projeto Laços que Curam
Pacientes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de Araguaína participaram, na terça-feira, 22, de palestra com as idealizadoras do projeto Laços que Curam. O evento faz parte da programação do Outubro Rosa, que este ano, conta com extensa programação, com palestras, rodas de conversas, autocuidado com evento de beleza, massagens, panfletagens e outras atividades.
“Todas as ações são para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, o autocuidado”, disse o supervisor da UNACON, Euclides Bonamigo.
Segundo a representante do projeto, Sandra Paraíso, “estamos há quase cinco anos e neste período já doamos cerca de 1500 turbantes. Tudo começou quando Orleanes, idealizadora do projeto, descobriu o câncer. Ela ficou careca no período de quimioterapia e então decidiu fazer os turbantes, porque ela não encontrava para comprar, e nesse processo ela já começou a doar para outras pacientes”.
Para Orleanes Monteiro, que descobriu o câncer de mama em estágio inicial, o autocuidado é importante. “Eu sempre vou levar a mensagem do cuidado, entendi que eu poderia fazer alguma coisa, para as mulheres que enfrentam a mesma situação que eu enfrentei. Já devo ter ajudado mais de 15.000 mil mulheres”.
A paciente da UNACON, Isliane Gonçalves dos Santos disse que, “foi importante a palestra. Descobri o câncer de mama, no final de abril, deste ano e logo em seguida já busquei o tratamento, e estou sendo atendida na UNACON. Essas palestras, esse incentivo nos motiva, em momentos que estamos frágeis por causa do tratamento”.
Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
A paciente da UNACON, Isliane Gonçalves dos Santos – Divulgação – SES-TO file_download