
HGP recebe novo raio x e garante mais agilidade na assistência aos pacientes
O Hospital Geral de Palmas (HGP) conta agora com um novo aparelho de raio x para atender usuários do pronto-socorro e também pacientes ambulatoriais com retorno médico e internados. O equipamento adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) vai possibilitar um atendimento mais ágil aos pacientes com dificuldades ou nenhuma locomoção e garante imagens com maior precisão e eficácia na realização dos diagnósticos.
Com a aquisição, o HGP conta com um aparelho de raio x portátil e um raio x convencional na ala pediátrica e um aparelho de raio x portátil e um raio x convencional na adulto. O novo raio x moderno utiliza alta tecnologia, de forma digital com detector de tela plana , que realiza diversos exames nos membros inferiores, panorâmica de membros inferiores, coluna total, escanometria, membros superiores e outros.
O equipamento também conta com estação de trabalho para o operador poder ver as imagens que foram adquiridas por meio do detector tecnologia Wi-Fi, gera as imagens digitais instantaneamente e dispensa as antigas radiografias, pois as imagens coletadas podem ser enviadas diretamente para o computador dos profissionais médicos.
“Este novo aparelho ajuda a melhorar a prestação dos serviços de saúde aos nossos pacientes do SUS. Contribuindo assim para melhor atendimento ao paciente que necessita da unidade hospitalar”, destacou o diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa.
Morador de Palmas, Olcione Vieira é um dos pacientes que já utilizaram o raio x. “Que bom que chegou um novo equipamento no HGP, porque muitas pessoas precisam realizar assim como eu precisei, o equipamento mais novo, melhor porque tem mais tecnologia, consegue identificar as lesões no corpo do paciente. Muito bom”.
Sobre o HGP
A unidade hospitalar é a maior referência em saúde pública do Estado do Tocantins, oferecendo assistência em média e alta complexidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 139 municípios. O hospital oferece serviços em mais de 40 especialidades médicas adultas e mais de 15 especialidades médicas pediátricas.
Revisão Textual: Aldenes Lima/Governo do Tocantins