POLÍTICA

Eduardo Siqueira Campos (Podemos) fala sobre investigações e propostas: ‘Serão mais quatro anos de nenhum processo’

O candidato às eleições da Prefeitura de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), participou de entrevista no Jornal Anhanguera 1ª Edição nesta quinta-feira (26). Durante o programa, ele falou de propostas para saúde e transporte público, além de comentar sobre investigações e medidas de combate à corrupção no município.

Segundo levantamento feito pela TV Anhanguera, junto à Justiça Eleitoral, Eduardo Siqueira Campos responde a 30 processos judiciais, sendo 11 na Justiça Federal e as demais na Justiça estadual. Os processos são por improbidade administrativa e ações penais.

“Investigações eu quero que tenha sempre. Eu fui prefeito quatro anos, não respondi a uma única ação. Ocorre que depois que se passaram três cassações de adversários políticos, quando nós voltamos ao governo, não faltaram acusações. Mas o que é importante? A Justiça Eleitoral considera fake news o que colocam sobre a minha pessoa, por eu estar aqui, ficha limpa, tranquilo, sereno. E eu garanto que serão mais quatro anos de nenhum processo, de nenhum problema, porque foi assim que eu administrei essa cidade”, disse o candidato.

Eduardo é o quarto e último a participar da série de entrevistas feitas durante o JA1. A ordem foi definida por sorteio. Na segunda (23), a entrevistada foi a candidata Lúcia Viana (PSOL), na terça Professor Junior Geo (PSDB) e na quarta Janad Valcari (PL).

Cada candidato foi entrevistado durante 20 minutos. Confira abaixo os principais pontos da entrevista.

Aposentadoria na política eletiva

Questionado sobre o anúncio de aposentadoria na política em 2019 e retorno às eleições em 2024, Eduardo relembra mandatos e fala sobre motivação para disputar eleição municipal.

Apoio no legado do pai

Eduardo também contou em entrevista sobre as críticas por se apoiar no legado de seu pai, Siqueira Campo, durante a campanha política.

Investigações

Ao ser questionado sobre as investigações da Polícia Federal em 2017 por desvio de recursos do Igeprev e operação Ápia, que investiga desvio de recurso em obras públicas, o candidato disse que não possui condenação e que não é réu na Operação Ápia.

“Sobre o Igeprev, eu abri uma reunião do conselho de administração que não responde por aplicação e naquele ano, todos os fundos nacionais sofreram ataques. Pessoas foram presas, eu não estive entre elas”.

Área de proteção ambiental

O candidato comentou sobre propostas para o meio ambiente e a multa que precisou pagar após alteração em área de preservação em Palmas.

“Eu não construí, não edifiquei, eu não mudei nada naquele imóvel que eu ocupei naquele período. Absolutamente nada. Mas o que disse o Ministério Público? Que eu teria que ter desfeito o que fizeram. Eu provei com imagens de satélite que eu não fiz nenhuma alteração, isso me gerou uma multa e a multa foi paga. E isso não me faz ter cometido um crime ambiental”.

Drenagem na capital

Na entrevista Eduardo Siqueira Campos também falou sobre mudanças para melhorar a drenagem das águas durante o período chuvoso.

Transporte coletivo

O candidato disse que pretende investir em uma parceria público-privada para melhorar o transporte público da cidade.

“Transporte coletivo urbano, significa qualidade para chegar ao trabalho e para voltar para casa. Essa cidade conviveu sim com uma gestão, que eu confesso que, ao chegar na prefeitura encontrei uma empresa apenas e trouxe uma segunda para haver concorrência. Gerir um sistema hoje de mobilidade, existem estratégias. No meu entender, a estratégia de tentar fazer a prefeitura ter mecânico, mexer com garagem, fazer motorista de ônibus uma carreira pública está errado, isso é da iniciativa privada. Isso eu começo no primeiro dia da minha gestão”.

Escola bilíngue

Sobre a proposta de escolas bilíngue em Palmas, com a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o candidato disse que pretende qualificar professores contratados, sem demitir ninguém.

“Pegar essas pessoas contratadas, sem passar por um processo de preparação, que eles atendam os neurodivergentes, que possam fazer o ensino bilíngue, para que haja um fim para aquele quem indica. Vamos qualificar esses professores de contrato, sem demitir ninguém. Trazendo paz para o funcionário público e na medida do possível incorporal aquilo que é auxílio no salário dos professores”.

Saúde

Eduardo comentou sobre a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Taquari e Atendimento Médico Ambulatorial II. Na entrevista ele também falou sobre a construção do Hospital de Urgência e Emergência, na região sul de Palmas.

Eduardo Siqueira Campos

Eduardo Siqueira Campos tem 65 anos. É filho do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, que morreu em 2023 e faria 96 anos nesta quinta-feira (1º). Nasceu no dia 4 de março de 1959, em Campinas, SP. É formado em Pedagogia e empresário do ramo de Comunicação.

Já esteve à frente do Executivo Municipal entre 1993 e 1996. Também foi deputado estadual de 2015 a 2022, deputado federal entre os anos de 1989 e 1995 e senador pelo Tocantins de 1999 a 2007.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo