
SES-TO elabora Mapa de Risco para medidas de proteção dos servidores
Para possibilitar ambiente de trabalho seguro contra possíveis acidentes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), iniciou na terça-feira, 15, a fixação de Mapa de Risco na sede e nos anexos geridos pela Pasta. A ação coordenada pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST/SES-TO) conta com cartaz que informa o conjunto de fatores presentes no local de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores e possibilita aos profissionais a atenção e o preparo para lidar com os possíveis riscos, evitando acidentes.
Os cartazes estão sendo fixados em locais visíveis e de fácil acesso a todos os funcionários. Os locais que receberão o mapa de risco são: a sede – 649 servidores; Anexo VII – 649 servidores; Complexo Regulador – 84 servidores; Assistência Farmacêutica – 76 servidores; Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde – 58 servidores; Conselho Estadual de Saúde – 09 servidores; e Anexo IX, 04 servidores.
”A elaboração do Mapa de Risco da Sede da Secretaria de Saúde visa conscientizar os trabalhadores sobre os riscos existentes, permitindo que tomem medidas de proteção e prevenção adequadas. É um importante aliado da segurança do trabalho, ajudando a identificar os riscos e estabelecer diferentes classificações e qual sua gravidade”, destacou a superintendente de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Leide Idaine Barros.
Segundo a gerente de Regulação do Trabalho da SES-TO, Tayse de Paula, “o mapa de risco é uma ferramenta importante de saúde e segurança no trabalho, contribuindo para a identificação, controle e redução de acidentes e doenças ocupacionais’’.
Para o jornalista, Bruno Lacerda, “este mapa vem colaborar para a elaboração de procedimentos de segurança no ambiente de trabalho. É um documento que vai nortear os servidores a se atentarem aos riscos existentes e buscar prevenir futuros acidentes”.
O mapa de Risco
O Mapa de Risco é a representação gráfica dos riscos presentes em um ambiente de trabalho, que mostra onde cada tipo de risco está localizado e o seu nível de perigo. Ele utiliza cores e símbolos para identificar diferentes tipos de riscos (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes), ajudando a visualizar facilmente as áreas mais críticas e que necessitam de atenção especial para a prevenção de acidentes.
A obrigatoriedade de elaboração e exposição de um mapa de risco está estabelecida na Norma Regulamentadora (NR 5) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Revisão Textual: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
O mapa de risco possibilita aos profissionais a atenção, evitando acidentes de trabalho – André Araújo/Governo do Tocantins file_download