SAÚDE

Hospitais sob gestão da SES-TO iniciam Projeto Cuidados Paliativos no SUS do Ministério da Saúde

Com o objetivo de implementar melhores práticas de cuidados paliativos em macrorregiões de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebe, de 30 de setembro a 03 de outubro, técnicos do Hospital Sírio-Libanês para a realização do ‘Projeto Cuidados Paliativos no SUS – Apoio à Implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos’. O projeto é uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde (MS), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês.

No Tocantins, o Projeto Cuidados Paliativos no SUS será realizado no Hospital Regional de Gurupi (HRG), Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) e Hospital Geral de Palmas (HGP) com previsão de execução para 15 meses. Nesta primeira etapa serão realizadas visitas, abertura do projeto nos municípios e apresentação do diagnóstico dos dados que foram enviados pelos Serviços de Cuidados Paliativos.

“Estamos muito felizes em iniciar o Projeto de Cuidados Paliativos na macrorregião centro-sul do Tocantins. Esperamos contribuir junto aos serviços e difundir esse tema relevante entre os profissionais”, relata a enfermeira sênior do Hospital Sírio-Libanês, Heloisa Maragno.

De acordo com o diretor do HRG, Fernando Mota, “este serviço promove a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, bem como da identificação de situações passíveis de tratamento. Com isso, temos um cuidado maior com os pacientes, promovendo o tratamento da dor e de outros sintomas, preservando também os familiares”.

A implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) visa constituir uma linha de cuidados paliativos (CP) integrada em rede, com uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas.

A gerente de Administração Hospitalar da SES-TO, Renata Duran, explica que “começamos um trabalho em rede envolvendo as esferas municipal, estadual e federal, e isso é extremamente relevante, com profissionais engajados, qualificando a assistência e oportunizando também aos pacientes uma proposta de cuidado zeloso e qualificado, trazendo oportunidades de envolvimento da família nesse processo”.

A médica paliativista e coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do HGP, Jéssica Orsolin, destaca que “o projeto de implementação de boas práticas em Cuidados Paliativos vem para agregar ainda mais ao trabalho da equipe na unidade hospitalar. O objetivo é, em conjunto, buscar melhorias e sanar nossas fragilidades, fazendo com que o usuário receba o melhor cuidado, um cuidado que valorize sua história, seus valores de vida e sua autonomia”.

A médica acrescenta: “Estamos felizes com a oportunidade de disseminar a filosofia dos cuidados paliativos na rede de saúde do Estado. Devemos falar cada vez mais sobre essa abordagem, tendo em vista que as doenças crônicas graves e o sofrimento que elas causam crescem a cada dia, juntamente com o avanço da tecnologia médica e alternativas de tratamentos. Devemos olhar o paciente em sua individualidade”, explica.

Segundo a técnica de enfermagem que atua no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Gurupi, Rosemary Lopes dos Santos, “para nós, que estamos inseridos no programa Melhor em Casa, este projeto será bem-vindo e nos ajudará muito na capacitação, treinamento e aquisição de conhecimentos, para que possamos proporcionar um atendimento de mais qualidade aos nossos pacientes, e o melhor de tudo, no conforto de seus lares”.

Programa é uma iniciativa do PROADI-SUS, do Ministério da Saúde (MS), com o apoio do CONASS e CONASEMS, desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês – Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins file_download

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo