
SES-TO debate saúde mental com os servidores
Com objetivo de estimular o cuidado da mente, divulgar meios de autoajuda e acolhimento ao próximo, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realiza nos dias 24 e 26, a partir das 9h no turno matutino e às 14h30 no vespertino, o evento Setembro Amarelo – Roda de Conversa, coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (NASST) da Pasta. Na programação da terça-feira, 24, houve leitura de cards com perguntas e estratégias sobre saúde mental, com esclarecimentos de dúvidas acerca do tema.
O psicólogo da SES-TO e palestrante do evento, Lucas Lima Nascimento de Sousa relatou que, “hoje realizamos uma roda de conversa com o objetivo de romper o silêncio em torno do suicídio, promovendo diálogos abertos sobre saúde mental. O evento foi uma iniciativa importante para cuidar e prevenir. Durante essa roda de conversa, discutimos a relevância de abordar a saúde mental de forma franca e acolhedora. A interação possibilitou que os participantes identificassem sinais e sintomas de vulnerabilidade”.
“Foi gratificante ver a participação ativa dos colaboradores e a abertura para compartilhar experiências e preocupações. O ambiente criado foi seguro e acolhedor, facilitando assim a comunicação. Essas conversas são essenciais para desestigmatizar a saúde mental e promover um espaço onde todos se sintam à vontade para falar e buscar apoio. Estamos comprometidos em continuar essa discussão e oferecer todos os recursos possíveis”, acrescentou o psicólogo.
A assistente III da SES-TO, Lívia Torres da Silva participou da programação e disse que, “eu acho de extrema importância que sejam feitos momentos de conscientização como este, não só em setembro por ser o mês do combate ao suicídio, mas sempre. Tendo em vista que o índice de suicídios e ideações vem aumentando a cada dia, e as pessoas precisam estar preparadas para perceber sinais e saber lidar com eles quando identificados. É sobre preservar a vida daquele que não vê mais sentido na sua”.
“Nós organizamos essa programação aos servidores, no intuito de promover o cuidado da saúde mental, mostrar que eles não estão sozinhos, temos equipe disponível para ajudar, e as portas estão sempre abertas. Então se precisar, é preciso buscar ajuda. Também foi discutido sobre como ajudar os colegas que estão passando por momentos difíceis, como acolher, é preciso saber ouvir e também buscar a ajuda de especialistas, é muito importante. Tudo mais leve quando não está sozinho”, afirmou a técnica de Segurança do Trabalho do NASST/SES-TO, Raiana Yelle Sousa.
Revisão Textual: Edição: Aldenes Lima – Governo do Tocantins