CIDADESCIDADES

Hospital Regional de Porto Nacional promove semana de Segurança do Paciente

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a segurança do paciente e incentivar ações que melhorem a qualidade do atendimento aos usuários, o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) realizou de 16 a 20 ações alusivas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. O tema anual escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi ‘Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente’.

As iniciativas foram desenvolvidas para colaboradores e usuários com a finalidade de ampliar os conhecimentos dos profissionais que atuam nas áreas de abrangência e relevância da Segurança do Paciente, para a melhoria do atendimento ao paciente e aumento da qualidade do serviço de saúde, além de melhorar os indicadores de segurança e qualidade dos serviços porestados e minimizar os riscos e eventos adversos.

Durante a semana foram realizadas reuniões de equipes, rodas de conversa com acompanhantes e pacientes, atividades lúdicas e educativas, e painéis alusivos.

“Estas ações visam proporcionar uma confiança a equipe de segurança do paciente para os servidores e usuários a nossa qualidade no atendimento e assistência direta ao paciente, sensibilizando os profissionais para uma assistência segura e de qualidade. É importante que se construa um ambiente seguro ao paciente que resulte na qualidade do serviço de saúde. É fundamental propagar a política da cultura da segurança, como identificação do paciente, administração de medicamentos, comunicação assertiva, higiene de mãos, prevenção de quedas e lesão por pressão e cirurgia segura”, destacou o diretor-geral do HRPT, Welson Pinto de Almeida.

Segundo a diretora administrativa do HRPN, Vita Fernandes Brito dias, “as medidas de segurança objetivam garantir um ambiente mais seguro e de melhor qualidade. O núcleo de Segurança do Paciente do HRPN tem realizado um trabalho minucioso e promovido à prevenção e o controle e mitigação de incidentes, além da integração com todos os setores. A segurança do paciente envolve um conjunto de medidas destinadas a proteger os pacientes contra riscos, eventos adversos e danos desnecessários durante o atendimento nos serviços de saúde”.

Revisão Textual: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo