SAÚDE

SES-TO lança Linha de Cuidados para a Pessoa com Sobrepeso e Obesidade

A Secretaria de Estado da Saúde no Tocantins (SES-TO) lançou na quarta-feira, 18, a Linha de Cuidados à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade (LCSO). A ação foi coordenada pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) e Diretoria de Atenção Primária (DAP). Participaram do webinário representantes do MS, da Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-TO), gestores e profissionais dos municípios e das superintendências da SES-TO.

A LCSO é recomendada pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de organizar na rede de atenção à saúde do Tocantins, o processo de cuidado com relação à prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade.

 “A linha de cuidados vem para organizar o processo, é a ordenadora dos cuidados na fase adulta. A obesidade é um problema que precisa ser visto ao longo da vida da pessoa, e isso começa na atenção primária”, explicou a coordenadora nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES-TO, Terezinha de Jesus Pinheiro. 

A técnica acrescentou que “dando continuidade ao processo de implantação, a equipe técnica da SES-TO vai discutir com os gestores municipais o modelo de organização, acompanhamento e implementação da LCSO”.

Dados

No Brasil, de acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), em 2023, 66,52%, da população adulta apresentava excesso de peso, sendo que 33,25% possui algum grau de obesidade. No Tocantins, no mesmo ano, 63,38% da população adulta tem excesso de peso, sendo que 28,37% possui algum grau de obesidade.

Conforme dados repassados pelos municípios à SES-TO, foram avaliados em 2023 nas unidades básicas de saúde 22,31% do sexo masculino e 31,44% do sexo feminino, todos na fase adulta e com algum grau de obesidade. Em 2023, foi registrado um índice de 66,29% em mulheres e 33,71% homens, ambos da fase adulta. 

CIB

A proposta da LCSO foi discutida amplamente pelos membros da Comissão Intergestores Regional (CIR) e da Rede de Atenção à Saúde (RAS), e foi aprovada em 15 de agosto de 2024 durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-TO).

Obesidade 

É uma doença multifatorial com diversas causas. Uma alimentação desequilibrada e a falta de atividade física estão entre os principais fatores de risco para a doença, além do consumo excessivo de alimentos processados, dentre outros.

Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver doenças, como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e câncer. 

O tratamento mais indicado é a mudança de estilo de vida com menor ingestão de calorias e a prática de exercícios físicos. 

Revisão Textual: Aldenes Lima – Governo do Tocantins

Governo do Tocantins lança política de combate à obesidade – Reprodução internet file_downloa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo