
SES-TO fortalece ações de vigilância sanitária com foco no controle de infecções
Como uma forma de fortalecer as ações de vigilância sanitária para reduzir a incidência das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza assessorias e visitas técnicas com supervisão aos Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) dos hospitais do Estado. A ação executada pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DVISA) e a Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CECIRAS) faz parte do conjunto de estratégias da Pasta para promover a segurança do paciente e a qualidade nos serviços de saúde.
Nos meses de junho, julho e agosto de 2024 foram realizadas assessorias e visita técnica com supervisão in loco às unidades de saúde do Hospital SINAI/Palmas, Hospital Regional de Miracema (HRM), Instituto Ortopédico de Palmas (IOP), Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Hospital Geral de Palmas (UTI’s e serviço de hemodiálise) e Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG).
“A visita técnica da equipe da CECIRAS/TO vem contribuir com a elaboração, implementação e a manutenção de medidas de controle de infecção no âmbito hospitalar. Estamos participando de forma colaborativa no intuito de melhorar os processos de trabalho”, destacou o diretor-geral do HMDR, Fernando Melo.
Segundo a coordenadora da CECIRAS/TO, Eni Aparecida de Faria, “a visita da área técnica estadual é importante para reduzir em âmbito dos serviços de saúde, a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e de Resistência Microbiana, buscando uma melhoria dos serviços prestados a população em conjunto com as equipes do Serviço de Controle de Infecções das unidades. Esta integração visa promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, articulando os processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente”.
Para o coordenador do SCIRAS/HRAUG, Bruce Leno Ferreira Sousa, “as visitas e assessorias são essenciais para o fortalecimento das práticas de saúde. Essa ação promove a troca de experiências, possibilita a identificação de áreas de melhoria e assegura que as melhores práticas sejam adotadas, resultando em um atendimento mais eficiente e seguro. É uma iniciativa que reflete o compromisso com a qualidade e a excelência no serviço prestado aos nossos pacientes”.
“Considerando que o serviço de hemodiálise possui muitas particularidades nos critérios para fechamento e notificação das IRAS, a assessoria da DVISA/CECIRAS é de extrema importância, pois agregará informações e expertises para a melhoria na qualidade da assistência assim como, na qualidade dos indicadores gerados pela instituição”, comentou Coordenadora do SCIRAS/HGP, Ana Cláudia Bastos.
Edição: Aldenes Lima – Governo do Tocantins
Equipe HRAUG – Divulgação SES-TO file_download