SAÚDE

SES-TO realizará webinário de lançamento da Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade do Estado do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realizará no dia 18 de setembro, das 14h30min às 17h30min, o webinário de Lançamento da Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade do Estado do Tocantins (LCSO). O evento tem o objetivo de divulgar aos gestores e profissionais da saúde a importância da linha de cuidado recentemente aprovada, que busca a organização da prevenção e tratamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Podem participar servidores estaduais e municipais da saúde e o evento online será realizado na plataforma Google Meet, transmitido pelo link: https://meet.google.com/igs-deds-unk  e no canal da Pasta, no  Youtube, no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/c/SecretariadaSa%C3%BAdeTocantins .

“É importante que todos os profissionais de saúde do Estado conheçam a linha porque é um cuidado a esse agravo desde a atenção primária, que é onde faz o diagnóstico na unidade básica de saúde, descobre se a pessoa está com sobrepeso e obesidade, a partir daí começam os cuidados. E claro, esse cuidado é integral, e se o primeiro nível de atenção não conseguir resolver a situação, vai para a média alta complexidade, o objetivo maior é mostrar para os profissionais que a linha do cuidado veio principalmente para organizar o processo de trabalho da atenção primária, a prevenção e o tratamento da obesidade”, afirmou a coordenadora do webinário e nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES-TO, Terezinha de Jesus Pinheiro. 

A profissional acrescentou que “é muito importante que todos os profissionais da saúde tenham conhecimento da linha, não só da atenção primária, mas da média e alta complexidade também”. 

A LCSO

A Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade do Estado do Tocantins (LCSO) foi aprovada na Comissão Intergestora Bipartite (CIB-TO) e visa estabelecer formas de organização da atenção e dos serviços de saúde com o objetivo estimular as equipes das Redes de Atenção à Saúde (RAS) o desenvolvimento de ações para redução do excesso de peso.

Para melhoria das condições de saúde, manejo dos fatores de risco associados e a prevenção de complicações da obesidade, a linha de cuidado visa promover mais qualidade de vida para a população. Os princípios da linha de cuidado são apoiar os profissionais de saúde no rastreamento, diagnóstico local e oportuno da situação alimentar e nutricional; não culpabilização do indivíduo; promoção da saúde e prevenção do excesso de peso; cuidado integral e intersetorialidade.

Edição: Aldenes Lima

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo