SAÚDE

SES-TO chama atenção da população sobre a detecção precoce dos linfomas

Dedicada a conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, em 15 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas (WLAD). Em todo o mundo, mais de 735.000 pessoas são diagnosticadas, a cada ano.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que no triênio 2023/2025 ocorrerão no Tocantins, 30  casos de  Linfoma não Hodgkin ( é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada).

Segundo o médico hematologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), Carlos Alberto Rodrigues Junior, “o linfoma surge quando algumas células do sistema imunológico se transformam em células malignas e se multiplicam de forma acelerada e progressiva. O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais e biópsia do linfonodo ou órgão acometido. O tratamento depende do tipo de linfoma, mas na maioria dos casos, pode ser realizado com imunoterapia, quimioterapia ou radioterapia, isoladamente ou em combinação. É um dos tipos de câncer que pode ser altamente curável”, explicou.

O especialista ainda ressalta sobre os principais sintomas.“Estão relacionados com o surgimento de nódulos ou ínguas pelo corpo, mas pode ocorrer febre, perda de peso não intencional e suores excessivos não relacionados ao calor”, concluiu.
 

Edição: Aldenes Limakeyboard_arrow_up

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo