SAÚDE

SES-TO realiza capacitação para diagnóstico de tuberculose e hanseníase

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) realiza, nesta semana, uma capacitação em Diagnóstico Laboratorial de Hanseníase e Tuberculose. Participam Biomédicos e Bioquímicos de sete laboratórios dos municípios de Lagoa da Confusão, Palmas, Rio Sono e Tocantínia. Curso segue até esta sexta-feira, 13, em Palmas.

O objetivo é treinar e atualizar os profissionais no processo de coleta da amostra, confecção dos esfregaços em lâminas, coloração dessas, leitura em microscópio e liberação do resultado conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

O curso está sendo ministrado pelos farmacêuticos-bioquímicos, Helvio Mangabeira e Paula Menezes Rezende, que atuam no Controle de Qualidade das Baciloscopias de Tuberculose e Hanseníase do LACEN-TO.

De acordo com o cronograma da capacitação, os participantes recebem informações sobre o processo de transmissão, sintomas e diagnóstico laboratorial, além de formas eficazes e seguras de coleta, armazenamento e transporte de amostras para exames de maior complexidade realizados pelo LACEN-TO. E também sobre o envio das baciloscopias realizadas pelos laboratórios para realização do controle de qualidade.

Segundo o instrutor e farmacêutico-bioquímico, Helvio Mangabeira, “o curso ocorre de forma satisfatória. Os profissionais mostraram-se bem interessados e proativos com relatos de suas vivências locais que contribuem para o enriquecimento do aprendizado, e estão sensibilizados com a percepção geral que é a busca da padronização do diagnóstico laboratorial desses agravos”.

A biomédica do laboratório municipal de Palmas, Lívia Mendes de Freitas afirmou que, “o curso vem para auxiliar no aprimoramento do diagnóstico pela baciloscopia, moldar uma visão crítica acerca da coleta e coloração de lâminas e abrir o olhar para doenças que são negligenciadas, mas que são de grande prevalência na população”.

Revisão Textual: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo