
SES-TO capacita profissionais dos laboratórios da macrorregião norte
Com objetivo de capacitar os profissionais laboratoristas que atuam nos laboratórios de saúde pública e privada, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN) Unidade Araguaína realizou nos dias 09 e 13 de setembro, a Capacitação em Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e Hanseníase. A ação visa colaborar com a recomendação do Ministério da Saúde (MS) de erradicar as duas doenças até o ano de 2030.
“Durante os dias de capacitação, profissionais dos laboratórios que prestam serviço para os hospitais e laboratórios públicos e privados da macrorregião norte tiveram acesso a informações precisas acerca das doenças e diagnóstico, para evitar que essas enfermidades evoluam e ocorram incapacidades físicas”, afirmou o bioquímico do setor de controle de qualidade da Unidade do LACEN/TO de Araguaína, Klaubher Feitosa.
A bioquímica do setor de controle de qualidade da Unidade do LACEN/TO de Araguaína, Rosane Rodrigues, relatou que, “é muito importante capacitar os profissionais dos laboratórios, para que possam oferecer um resultado seguro e com qualidade, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, para entregar o diagnóstico em tempo hábil e assim, contribuir para a erradicação dessas doenças em nosso Estado”.
O Governo Federal instalou no dia 06 de junho de 2023, o Comitê Interministerial para Eliminação da Tuberculose e de outras Doenças socialmente determinadas, com a coordenação do Ministério da Saúde. A ação visa reduzir a incidência de tuberculose, HIV/Aids e hanseníase até 2030, conforme metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).