
Laboratórios são capacitados sobre coleta, acondicionamento e transporte adequado de amostras de água para consumo humano
O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), em parceria com o Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA), realizou nos dias 11 e 12 de setembro em Araguaína, uma capacitação em Coleta de Amostras de Água para Consumo Humano, direcionado para profissionais laboratoristas que atuam nos hospitais públicos e privados da macrorregião norte do Estado. A iniciativa buscou fortalecer o monitoramento da qualidade da água e garantir maior segurança para os consumidores da região. Participaram da capacitação 34 servidores de 23 municípios.
“O objetivo principal da ação é minimizar o descarte de amostras impróprias para análise, garantindo maior eficiência nos processos de coleta e transporte. Com isso, espera-se melhorar a qualidade das amostras para que possam ter maior representatividade. Vale destacar que o LSPA é o laboratório de referência para o monitoramento do controle de qualidade da água de consumo humano na região norte do Tocantins, desempenhando um papel importante na garantia da potabilidade da água fornecida à população”, disse a coordenadora do LACEN/TO, Ana Marcia Pereira dos Sá.
O profissional laboratorista do LACEN/TO, João Marcos, afirmou que “a minha experiência na recente capacitação promovida pelo LACEN-TO sobre os procedimentos de coleta, acondicionamento e transporte de amostras de água para consumo humano foi de fundamental importância para aprimorar meus conhecimentos e habilidades na área de vigilância em saúde ambiental. As atividades práticas e teóricas abordadas durante o treinamento foram extremamente relevantes e contribuíram significativamente para o meu desenvolvimento profissional”.
“Considero que a capacitação foi um sucesso e atendeu plenamente às minhas expectativas. Os conhecimentos adquiridos serão de grande valia para o meu trabalho diário, garantindo a qualidade das análises e a confiabilidade dos resultados. Agradeço ao LACEN-TO pela oportunidade de participar desta importante iniciativa e pela dedicação de todos os envolvidos na organização do evento”, acrescentou o profissional.
Revisão Textual: Edição: Aldenes Lima – Governo do Tocantins