
A fim de ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre estratégias para prevenção de doenças virais, como a Covid-19, o Hospital Regional de Gurupi (HRG) iniciou na quinta-feira, 12, ações sobre os cuidados que devem ser tomados para impedir a propagação dessas enfermidades virais. As atividades são coordenadas pelo Núcleo de Epidemiologia da unidade e começaram com uma blitz educativa.
Na ação foi reforçado o cuidado do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), principalmente, o uso de máscara facial, jalecos, toucas e luvas, além do manejo adequado de pacientes suspeitos e a higienização das mãos.
Também houve destaque para a importância da vacinação, pois os vírus sofrem mutação e por isso o cartão de vacina deve ser atualizado anualmente. Os servidores abordados na blitz receberam recipientes individuais de álcool em gel.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Hospitalar, Adriana Prado, afirmou que “o papel da vigilância no ambiente hospitalar é detectar, investigar e notificar oportunamente doenças, tendo como objetivo principal fornecer orientações técnicas aos profissionais de saúde e proporcionar assistência adequada a fim de quebrar o ciclo de transmissão”.
Já o diretor-geral do HRG, Fernando Mota, destacou que, “as ações de controle do uso de EPIs vêm sendo articulada com a finalidade de reeducar sobre a importância de seu uso, seguindo um modelo lógico no qual atividades educativas, de comunicação, de atenção à saúde, com o apoio, a adoção ou o cumprimento de medidas se potencializam para prevenir e promover o uso de EPIs na rotina hospitalar. “A ação é essencial para proteção dos servidores e controle da propagação de vírus”.
A enfermeira Bárbara da Glória Rodrigues ressaltou que, “foi uma estratégia importante, pois relembramos a importância do uso de EPIs, já que o trabalho é necessário, mas a segurança é essencial na rotina, e isso depende muito da nossa consciência e vontade de cumprir com o que é necessário ao bom andamento e proteção na execução do nosso trabalho”.
Edição: Aldenes Lima
Os servidores abordados na blitz receberam recipientes individuais de álcool em gel. – Divulgação SES-TO file_downloa