POLÍCIA

PMTO de Norte a Sul: Conheçam os Batalhões e Companhias Operacionais da Polícia Militar do Tocantins – 8º BPM

Esta série de matérias especiais tem como objetivo levar nosso leitor a conhecer um pouco mais sobre a estrutura da Polícia Militar do Tocantins – PMTO. Cada matéria traz um pouco da história, curiosidades e trabalho realizado por cada unidade operacional da instituição. 

Para atender todo o Tocantins, a PMTO se divide em alguns Comandos de Policiamento, sendo eles: O Comando de Policiamento da Capital – CPC, que abrange as unidades responsáveis por toda área urbana e rural de Palmas; o Comando Regional de Policiamento – CRP, que se divide com o CRP-1, que atende a região central do estado; o CRP-2, que atende a região norte e o CRP-3, responsável pela região sul do Tocantins; além do Comando de Policiamento Especializado – CPE, ao qual pertencem as unidades especializadas como o Batalhão de Operações Especiais – BOPE, Batalhão de Polícia de Choque -BPCHOQUE, Regimento de Polícia Montada – RPMON, Grupamento Aéreo – GRAER, Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas – BPMRED, e Batalhão de Polícia Militar Ambiental – BPMA, e que estão em outra série de matérias especiais que você pode conferir no link (https://www.to.gov.br/pm/policiamento-especializado/73jfxqha2rrs).

Nesta edição, vamos dar continuidade a esta série, denominada “PMTO de Norte a Sul”, para conhecer um pouco mais sobre o 8º Batalhão de Polícia Militar do Tocantins, o “Batalhão Serra do Estrondo”.

Instituído por meio do decreto nº 2.013 de 09 de março de 2004, a unidade foi instalada definitivamente em agosto do mesmo ano, através da Portaria 026/2004. O batalhão traz em seu brasão aspectos característicos da região onde fica localizado, a Serra do Estrondo, em Paraíso do Tocantins, ponto turístico do município.

Paraíso do Tocantins é uma região forte no ramo da agropecuária e pecuária, o que determina uma abordagem diferente na missão do 8º BPM. Com uma área que atende 11 municípios, a unidade também atende 56 assentamentos distribuídos pelos municípios.

Trabalho realizado

Com o objetivo de promover a segurança e a ordem pública, a missão do 8º BPM é de realizar um policiamento eficaz e que atenda os diversos públicos da região. A área que forma a circunscrição da unidade é uma importante região em termos econômicos e culturais para o Tocantins, movimentando um mercado significativo no Agronegócio para o estado; com isso, a cultura de festas tradicionais desta modalidade é bastante difundida, contando com um calendário anual de grandes eventos como feiras agropecuárias e de negócios; cavalgadas; aniversários tradicionais de municípios; praias; romarias religiosas, dentre outros. 

Essa diversidade requer um policiamento voltado para os diferentes públicos, visando o atendimento de qualidade por parte da unidade, tanto para as áreas urbanas quanto rurais. O 8º BPM se preocupa em garantir um policiamento ostensivo, repressivo e de proximidade, por meio do policiamento ordinário e do policiamento especializado, como a Patrulha Rural, que é destaque no Tocantins, tudo isso para atender os 11 municípios e 56 povoados pertencentes à região.

A unidade também se preocupa em promover trabalhos sociais, fortalecendo o policiamento comunitário, o que aproxima muito mais a comunidade da instituição. O projeto da Escolinha de Iniciação Esportiva, que atualmente está sendo ampliado, conta com uma abordagem especialmente direcionada para os jovens da comunidade.

História 

2º Tenente Evaldo Gabino de Sousa tem 31 anos de carreira como policial militar na PMTO e desta longa caminhada, 30 anos foram servindo na região onde posteriormente se tornou o 8º BPM. Sendo um dos pioneiros na unidade, ele relata que um dos maiores desafios que enfrentou foi a estruturação do batalhão e o aprimoramento do serviço à comunidade. “No início o desafio principal era conquistar a confiança da comunidade no serviço da PMTO na região”, comentou.

O Tenente Evaldo relata que essa proximidade com a comunidade se fortaleceu no decorrer do tempo, ser um dos pioneiros na unidade, lhe deu o privilégio de poder presenciar uma construção de laços fortes entre a PMTO e a população. “A comunidade é muito amiga da instituição, hoje contamos sempre com os cidadãos no que diz respeito a garantir a ordem e a segurança das pessoas”, comentou o Tenente Evaldo, que diz que inclusive os policiais sempre são convidados para momentos especiais dos moradores, como festas de aniversário, um exemplo de como o trabalho de proximidade ao cidadão é realizado.

Operação Canguçu

Um acontecimento histórico que marca o 8º BPM, foi sua atuação pioneira durante a “Operação Canguçu”, que pôs fim a fuga dos criminosos envolvidos na tentativa de roubo de uma empresa de transporte de valores, em Confresa-MT, em maio de 2023. Os policiais lotados na unidade, por meio da Patrulha Rural, foram os primeiros a entrarem em confronto para proteger a região.

A atuação desses policiais do 8º BPM, o preparo e a dedicação, foram de suma importância para a interceptação e o confinamento do bando na região de Caseara-TO, impedindo a fuga dos suspeitos para outras localidades, a fim de que pudessem ser facilmente localizados, até a chegada de reforços das demais unidades e forças de segurança do Tocantins, Pará, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

O Comando

Recém chegado de sua atuação durante a Missão de Paz das Nações Unidas, no Sudão do Sul (UNMISS), de 2022 a 2024, o Tenente-Coronel PM Marcel Sales Campelo logo foi designado para comandar o 8º BPM, e está à frente da unidade há apenas dois meses. Para ele, é tempo suficiente para se familiarizar novamente com o trabalho realizado, uma vez que já passou pela unidade no início de sua carreira como policial militar. “Estive trabalhando no 8º BPM ainda como Cadete, em 2004, aquela foi uma experiência muito intensa e marcante, retornar após 20 anos me traz a sensação de estar recebendo um presente”, comentou.

Para o Tenente-Coronel PM Marcel Sales Campelo, não só a região, como a unidade do 8º BPM tiveram um grande crescimento e consequentemente, as questões que envolvem a segurança pública da região, também se modificaram. “A missão agora é focar todo o meu esforço, dedicação e criatividade para buscar soluções que atendam as demandas do batalhão, que não são as mesmas de 20 anos atrás.” Ele comenta ainda, que essa missão não será fácil, pois a unidade tem atribuições em uma região importante do estado. “Apesar de desafiador, é muito gratificante poder contar com um efetivo comprometido com o trabalho, eu me sinto em casa apesar de pouco tempo e tenho certeza que vamos continuar realizando um trabalho magnífico como uma equipe”, finalizou.

O 8 Batalhão de Polícia Militar, o “Batalhão Serra do Estrondo” é o portal do Vale do Araguaia e carrega uma grande responsabilidade de servir e proteger tanto a área rural, como a urbana. O desejo de inovação e aprimoramento do efetivo local, reflete no bom serviço prestado à comunidade e é um reflexo do comprometimento do Comando da Polícia Militar em continuar capacitando e ampliando sua tropa e suas estruturas físicas, visando construir uma instituição muito mais forte e alinhada com as necessidades do povo Tocantinense.

Revisão Textual: Luana Barros

Policiamento Ordinário – Ascom 8º BPM file_download

Policiamento de proximidade com a comunidade no 8º BPM – Ascom 8º BPM file_download

Policiais da Patrulha Rural do 8º BPM interagindo com crianças de povoado local – Ascom 8º BPM file_download

Policiamento de Praias na região do 8º BPM – Ascom 8º BPM file_download

Policiamento durante evento tradicional de cavalgada – Ascom 8º BPM file_download

Patrulha Rural 8º BPM – Ascom 8º BPM file_downloadkeyboard_arrow_up

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo