
No mês dedicado à ‘Campanha Setembro Amarelo’, que busca a prevenção ao suicídio e o cuidado com a saúde mental, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na terça-feira, 10, na cidade de Colinas, a 2° etapa da Oficina de Educação Continuada em Saúde Mental.
A capacitação foi coordenada pela Gerência da Rede de Atenção Psicossocial (GRAPS) da Pasta, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Colinas e a enfermeira da gerência Thaís Mara de Mello, esclareceu que a primeira etapa da oficina foi realizada no dia 16 julho, no município de Augustinópolis. “A oficina é uma parceria da SES-TO com os municípios que possuem CAPS, e tem o objetivo de fortalecer os trabalhadores dos pontos de atenção da rede psicossocial, bem como aprimorar a articulação entre os mesmos”, afirmou a profissional.
O momento é direcionado aos servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), hospital municipal, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), conselhos tutelares e profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde.
Na oficina também são desenvolvidas temáticas de projeto terapêutico singular, saúde mental na atenção primária, manejo em crise e elaboração de fluxograma para atendimento em saúde mental.
A GRAPS já planeja a realização da próxima oficina nos próximos meses.
Facilitadores
Para ministrar a oficina foram convidados a assistente social e psicóloga Ester Maria Cabral e o médico Leonardo Pinheiro. O diretor da atenção especializada, Rodrigo Cândido de Souza, também esteve no momento de orientação sobre saúde mental.
Edição: Aldenes Lima – Governo do Tocantins
Servidores da SES-TO e facilitadores da oficina – Divulgação SES-TO file_download