
SES-TO capacita profissionais de saúde de Arapoema, Pau d’Arco e Bandeirantes sobre o Programa Diversidade na Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realiza nos municípios de Arapoema, Pau d’Arco e Bandeirantes do Tocantins, entre os dias 09 e 10 de setembro, oficinas com o tema Diversidade na Saúde. Os eventos tem a coordenação do Programa Diversidade na Saúde e equipes técnicas do Hospital e Maternidade Irmã Rita de Arapoema (HMIR), e são direcionados aos profissionais municipais de saúde com objetivo de promover atendimento humanizado, respeitoso e acolhedor para todas as pessoas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
As programações do Programa Diversidade na Saúde são realizadas nos municípios tendo em vista vulnerabilidades que grupos sociais sofrem cotidianamente. O programa da SES-TO é pioneiro no Brasil e vem realizando várias ações nas oito regiões de saúde do Tocantins, a fim de proporcionar que profissionais de saúde possam ser atores de um SUS que abraça a todos sem distinção, preconceitos ou discriminação.
A médica da Unidade Básica de Saúde de Arapoema (Semus/Arapoema), Mariane Faria, destacou que “o evento tem uma importância extrema no sentido de conscientizar sobre a pluralidade do ser humano, principalmente na questão de identidade de gênero e sexualidade, porque são pessoas que são marginalizadas e estigmatizadas, que precisam de acolhimento de forma correta, de atenção, e que elas entendam e percebam que elas são importantes, principalmente para nós profissionais de saúde. O evento só reafirma aquilo que eu acredito, que o indivíduo deve ser tratado independente da sua condição, classe social, com respeito e com muito amor e empatia, que é isso que eu quero fazer na minha vida como profissional”.
“Estamos aqui com a primeira oficina da diversidade na saúde, um tema muito importante para a gente poder abordar no contexto da valorização dos profissionais e na nova atuação que nós temos na realidade do Sistema Único de Saúde hoje. É de grande importância para a gente poder atender cada pessoa na sua individualidade e também para cada servidor compreender a sua necessidade na sua atuação dentro da unidade”, disse a diretora-geral do HMIR, Mariana Coppo.
A enfermeira da Estratégia de Saúde da Família de Pau d’Arco (Semus/Pau D’Arco), Andréa Aparecida de Moraes Costa, pontuou que, “para a gente foi muito bom ver a equipe hoje reunida, e foi muito bom porque a gente atende todos os fluxos. Nós estamos diretamente no Sistema Único de Saúde para atender, e vêm pessoas de todos os lugares, com as suas diferenças. Então para nós contribuiu bastante a oficina, porque a gente tem que estar preparado para receber todo o tipo de público que chega para a gente”.
A coordenadora Estadual do PDS/SES-TO, Maria da Conceição de Sousa Costa, afirmou que “o programa diversidade atuar dentro das unidades de saúde é fundamental para abordar e discutir pautas importantes porque promove a inclusão e o respeito às diferenças, criando um ambiente mais colaborativo, respeitoso e harmonioso. Ao tratar dessas questões, o programa contribui para prevenir discriminações e conflitos, proporcionando um ambiente onde todos se sintam valorizados e compreendidos nas suas especificidades. Isso contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais justo e produtivo”.
Edição: Aldenes Lima – Governo do Tocantins
A programação é direcionada aos profissionais municipais de saúde com objetivo de promover atendimento humanizado, respeitoso e acolhedor – Divulgação SES-TO file_download