
Tocantins participa do III Seminário Dia Mundial de Segurança do Paciente
Com objetivo de adquirir experiências relacionadas à segurança do paciente, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) participaram do III Seminário Dia Mundial de Segurança do Paciente, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), nos dias 02 e 03, em Brasília. O evento foi parte da programação da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) e reuniu representantes das Secretarias de Saúde dos 27 estados brasileiros.
Na oportunidade, grandes referências da saúde no país palestraram, como por exemplo, o doutor Eugênio Vilaça, que trabalhou na estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a doutora e jurista Aline Albuquerque, consagrada internacionalmente pela defesa dos direitos dos pacientes.
Além das palestras, os membros da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP), trocaram experiências, apresentaram ações exitosas em seus territórios e discutiram sobre os avanços para a publicação de uma política de segurança do paciente em nível nacional.
Segundo o assessor técnico da Diretoria de Qualidade Hospitalar/SES-TO e membro da CTQCSP, Renato Louzada, o evento foi um divisor de águas. “As programações do CONASS são sempre muito ricas em conhecimento e organização, mas essa subiu o nível ainda mais. Impossível não sair com esperanças renovadas e insumos para gerar mudanças lá na ponta”.
A diretora de Qualidade Hospitalar da SES-TO, Ariana Coelho, afirmou que “o Tocantins está inclinado a dar o devido protagonismo que a Segurança do Paciente merece”.
Para a técnica da Diretoria de Qualidade Hospitalar, Renata Monteiro, “a segurança do paciente levada a sério é o caminho para reduzir o excesso de danos na assistência hospitalar, e as atividades da câmara seguem a todo vapor com os seus representantes nos Estados e o movimento nacional em prol da Segurança do Paciente ganha ainda mais força com a união das secretarias”.
Os três representantes do Tocantins estão diretamente ligados ao projeto de reestruturação dos Núcleos de Segurança do Paciente no Estado e, segundo eles, o conhecimento adquirido durante esses dois dias de imersão será fundamental para a continuidade do projeto.
Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins