
HRA foi classificado na primeira etapa do 2º Concurso Inovação no Setor Público
O Hospital Regional de Araguaína (HRA) passou para a segunda etapa do 2º concurso Inovação no Setor Público, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A unidade participa como referência para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), na realização de exame raro de videodeglutograma.
O HRA foi classificado, e concorre com outros trabalhos do país, e poderá ganhar troféu, certificado, selo de inovação e participação dos inscritos em cursos nacionais e internacionais. Foram inscritos 472 trabalhos de vários hospitais do Brasil, classificados para a segunda etapa foram 242. Desde 2013, o hospital é referência na rede pública do Tocantins, na realização do exame, com aparelho de última geração.
O exame beneficia pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros casos como o da pequena Yasmim Silva Manze, que completa 10 anos, neste sábado, 07 de setembro. “Minha filha ganhou um grande presente, porque nunca tinha se alimentado com comida mesmo, desde o nascimento era por gastrotomia e agora com exame, foi constatado que ela já pode se alimentar pela boca, uma benção”, disse a mãe, Amanda Godoy Manze, moradora do município de Lagoa da Confusão.
A criança tem síndrome de turner e autismo e a mãe já havia procurado o exame e não conseguia nem na rede particular. “Então eu olhando na internet consegui descobrir que o HRA fazia, fiquei muito feliz e busquei regular minha filha, e com menos de um ano consegui”.
O fonoaudiólogo do HRA, Ives Marcelo Pinheiro Gonçalves, explica que “o exame videodeglutograma, tem a função de identificar se o paciente está broncoaspiração ou não, identificar, para poder direcionar se o paciente pode se alimentar pela boca, ou se vai precisar de gastrotomia para ingerir alimento”.
“Sempre foi um desejo meu que o videodeglutograma se tornasse um serviço público. Vemos que é um exame padrão ouro, o videodeglutograma, mas pouco difundido no sistema público de saúde. Então, um dos meus sonhos é, eu puder contribuir para que esse exame seja ainda mais viável para as famílias do sistema público, por isso resolvi inscrever o trabalho do HRA, no concurso”, acrescentou o fonoaudiólogo.
Segundo o ENEP, um dos objetivos do Concurso é incentivar nas diferentes esferas de governo a implementação de inovação em serviços.
Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
Yasmim Silva Manze é uma das pacientes beneficiadas com o exame, no HRA – Gláucia Mendes/Governo do Tocantins file_download