
Governo do Tocantins abre inscrições para a 1ª Rota da Fruticultura
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e parceiros, abre inscrições para a 1ª Rota da Fruticultura, que percorrerá cinco municípios do estado. A expedição começa na segunda-feira, 02, no município de Dianópolis, e se encerrará na sexta-feira, 06, na região do Bico do Papagaio, em Tocantinópolis.
A Rota da Fruticultura tem como objetivo reunir produtores, agroindústrias, técnicos e o poder público, valorizando a diversidade de frutas produzidas no Tocantins, além de promover a agricultura familiar e empresarial, bem como a geração de emprego e renda em nosso estado. Frutas como abacaxi, banana, o cacau que é mais recente, os citros, a manga, o maracujá e a melancia, são exemplos do que já produzimos e do que ainda podemos avançar bastante, principalmente com adoção de novas tecnologias.
De acordo com o gerente de agricultura da Seagro, Francisco Alves Lima, a fruticultura tocantinense se destaca pela produção de diversas frutas, culturas que possuem características específicas e se adaptam bem às diferentes regiões do Estado. “O Tocantins, com suas áreas agricultáveis e condições climáticas favoráveis, apresenta um potencial imenso para o desenvolvimento da fruticultura. A diversidade de frutas que podem ser cultivadas na região, aliada ao apoio do Governo do Tocantins, por meio da Seagro e Adapec, torna a fruticultura tocantinense promissora e capaz de gerar emprego e renda a população”, ressaltou o gerente.
Frutos
Os municípios a serem visitados se destacam principalmente nas seguintes produções: Dianópolis (banana e manga); Miracema (maracujá); Barrolândia (abacaxi); Itaperatins (laranja e limão) e Tocantinópolis (cacau).
Produção
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2023), juntos, os cinco municípios que serão visitados na Rota da Fruticultura plantam mais de 4.770 de hectares de área de frutíferas, entre abacaxi, banana, laranja, limão, manga, maracujá e melancia.
Exportação
Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), as exportações brasileiras de fruticultura em 2023 foram de US$ 1,35 bilhão, o maior da série histórica. Desde 2019 as vendas externas brasileiras de frutas suplantam a cifra de US$ 1 bilhão, com um aumento de 24,5% no ano passado. O principal destino da fruticultura brasileira é a União Europeia. Cerca da metade de todo o valor exportado em frutas pelo Brasil é direcionado ao bloco europeu.
Inscrições
Podem participar do evento, produtores, técnicos e acadêmicos e pessoas interessadas no assunto. As inscrições podem ser realizadas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1BmKETLw-tyoaRmhwaY0uP0RgTo5JFl8E54kYRlQzbtaq8w/viewform?pli=1
Parceiros
São parceiros do evento: MAPA, Adapec, Ruraltins, Embrapa, Terra Forte, Agrojem, Agro Pillati, DIMA, Fazenda Santa Lourdes, Fazenda Jerusalém, Produtora de Melancia RR, Nova União Fruticultura e IPÊ Amarelo.
Edição: Hérica Rocha