
Governo do Tocantins realiza reunião no Hospital e Maternidade Dona Regina e atualiza servidores sobre os avanços da PPP do Novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual
Na manhã desta sexta-feira (23), a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI/TO) e a Secretaria da Saúde (SES/TO) promoveram uma reunião com o Diretor Geral e com as equipes de trabalho do Hospital e Maternidade Dona Regina, com o objetivo de apresentar um feedback detalhado sobre o andamento da Parceria Público-Privada (PPP) para a construção, gestão, operação e manutenção do novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual.
Durante a reunião, a superintendente da SPI/TO, Eliane Grossmann, e a representante da SES/TO, Débora Petry, destacaram o sucesso do leilão da PPP, realizado na Bolsa de Valores (B3) no dia 13 de agosto, e abordaram as próximas etapas do processo, elucidando como a formalização da parceria entre o Governo do Tocantins e a empresa vencedora do leilão está sendo encaminhada.

Segundo a superintende da SPI/TO, a fase atual é crucial para garantir que todos os aspectos técnicos e jurídicos estejam em conformidade antes da assinatura do contrato de concessão. “Estamos trabalhando para assegurar que todas as etapas sejam concluídas com rigor, para que possamos iniciar as obras e entregar uma unidade hospitalar que atenda plenamente às necessidades da população”, ressaltou.
O diretor-geral do Hospital e Maternidade Dona Regina, Fernando Pinheiro de Melo, expressou otimismo quanto ao impacto positivo que a nova unidade trará para o atendimento especializado à saúde feminina e neonatal no Estado.

“A direção e a equipe de coordenadores do Dona Regina estão muito felizes com o avanço da PPP para o novo hospital. Acredito que essa nova unidade trará grandes benefícios tanto para a população quanto para os servidores públicos que atuam aqui. As futuras mães terão à disposição um ambiente mais seguro e adequado para trazer seus filhos ao mundo, o que será um grande avanço para todos nós.”, afirmou.
Para Millena de Araújo Uchôa, assistente social supervisora da equipe matricial de humanização do Hospital e Maternidade Dona Regina, uma nova unidade com ambiência adequada vai melhorar a atuação dos servidores e o atendimento oferecido aos usuários.
“Como trabalhadora do SUS e trabalhadora do Hospital e Maternidade Dona Regina há 10 anos, posso dizer que nós temos profissionais de excelência, porém, às vezes o espaço de trabalho limita a melhoria na assistência ao usuário. Por isso, o que nós queremos é que essa nova unidade ofereça uma ambiência mais acolhedora e humanizada, proporcionando uma assistência ainda melhor para todos que dependem dos nossos serviços.“, disse a servidora.
Deve ser assinado ainda este ano o contrato que formaliza a parceria para dar início às obras do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual, que substituirá o Hospital e Maternidade Dona Regina.
Após a emissão da Ordem de Serviço, o projeto prevê a entrega do hospital em funcionamento no prazo de 24 meses, ressaltando que o Estado só iniciará o pagamento da contraprestação mensal à empresa quando o hospital estiver totalmente equipado e em plena atividade. A nova estrutura será um marco na saúde pública do Tocantins, oferecendo atendimento integral e de alta qualidade para mulheres e recém-nascidos.

