SAÚDE

Hospital Regional de Paraíso promove a campanha Agosto Dourado

Durante todo este mês, o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) promove a campanha Agosto Dourado, uma iniciativa que visa estimular a amamentação dos bebês, alinhada com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O leite materno é amplamente reconhecido como o alimento mais completo para os bebês, proporcionando uma série de benefícios à saúde infantil.

O Agosto Dourado busca assegurar que as mulheres tenham condições adequadas para amamentar seus bebês. Dentro desse contexto, o posto de coleta de Leite Leila Pereira Santos, no HRPT, desempenha um papel essencial. O posto realiza a coleta de leite materno excedente, doado por mães que desejam contribuir com o ato de amor e atualmente conta com 14 doadoras: Ana Maria, Beatriz Souza, Camila Alves, Daniela Pereira, Elisa Ramos, Fernanda Lima, Gabriela Torres, Heloísa Martins, Ingrid Silva, Juliana Costa, Karina Santos, Larissa Oliveira, Mariana Nunes e Natalia Ferreira.

Na quarta-feira, 21, o HRPT recebeu a visita da nutricionista e coordenadora da Rede de Bancos de Leite Humano do Tocantins, Walquíria Pinheiro – Divulgação SES-TO

Na quarta-feira, 21, o HRPT recebeu a visita da nutricionista e coordenadora da Rede de Bancos de Leite Humano do Tocantins, Walquíria Pinheiro, que palestrou sobre aleitamento. “O Agosto Dourado não é só uma cor, mas também um reflexo de como devemos ser em nosso trabalho. Com pequenos gestos de carinho e elogios, podemos colaborar com todas as mães que passam pela rede dos Hospitais do SUS. Sabemos que a atenção aos cuidados dos pacientes faz a diferença para que os partos sejam mais humanizados, trazendo tranquilidade para que exista uma boa pega do bebê no peito”.

Segundo a diretora administrativa e financeira do HRPT, Cida Menezes, “Esta é uma ação de extrema importância para a promoção da saúde infantil em nossa região. No Hospital Regional de Paraíso, nos empenhamos em apoiar as mães que amamentam, proporcionando as condições necessárias para que possam oferecer o melhor alimento para seus bebês. Através do nosso Posto de Coleta de Leite, reforçamos o compromisso com a saúde das crianças e o bem-estar das famílias, incentivando a doação de leite materno, que salva vidas e fortalece a rede de apoio às mães em toda a nossa comunidade”.

A enfermeira responsável pelo posto de coleta do HRPT, Dcheime Aparecida de Farias Medrado, destacou que “o leite materno é um verdadeiro alimento de ouro para os bebês, e cada doação que recebemos no Posto de Coleta é um gesto de amor que faz a diferença na vida de muitos recém-nascidos. Nosso objetivo é ampliar ainda mais essa rede de solidariedade, contando com a generosidade das mães que podem doar o excedente do leite e de todos que possam contribuir com vidros de tampa plástica para o armazenamento. Juntos, estamos garantindo que mais bebês tenham acesso ao melhor começo de vida possível”.

O que diz OMS

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada de 01 a 07 de agosto em mais de 120 países, foi criada em 1992 pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover ações e disseminar informações sobre a importância da amamentação. No Brasil, essa campanha foi estendida para todo o mês de agosto, sendo chamada de Agosto Dourado.

De acordo com a OMS e o Ministério da Saúde, o leite materno deve ser o único alimento oferecido aos bebês até os seis meses de idade. Mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, a recomendação é que a amamentação continue até, pelo menos, os dois anos de idade. Amamentar protege o bebê de inúmeras doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de reduzir o risco de desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. A amamentação imediata após o nascimento também reduz a mortalidade neonatal.

O leite materno é amplamente reconhecido como o alimento mais completo para os bebês – Divulgação SES-TO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo