
Golpe com taxa de inscrição do ENEM 2024 envolvendo site falso é investigado pela PF; veja dicas de segurança
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal para investigar um site falso que imita a página oficial de inscrições do Enem 2024. A página fraudulenta direcionava os estudantes para uma aba de pagamentos, onde o golpe era aplicado.
Alerta do Inep
O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção. Além disso, é requisito para programas como Sisu, Prouni e Fies. O Inep emitiu uma nota nesta sexta-feira, alertando sobre o golpe envolvendo a inscrição do exame.
Como o golpe é aplicado
Os golpistas criaram uma página falsa que imita a Página do Participante do Enem. No site falso, os estudantes precisavam apenas preencher o CPF e eram redirecionados para uma página de pagamentos, simulando a taxa de inscrição. A taxa oficial de inscrição do Enem é de R$ 85. Em 2023, o exame recebeu 2,7 milhões de inscrições, tornando os estudantes alvos lucrativos para os golpistas.
Fonte: Sou de Palmas