
Falso fazendeiro deixa prejuízo de mais de R$ 800 mil após aplicar golpe em compra de gado com cheques fraudados em Paraíso
A Polícia Civil do Tocantins, através da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), concluiu as investigações relacionadas a um estelionatário que aplicou golpes na compra de gado em Paraíso do Tocantins e região.
De acordo com as investigações, o suspeito, R.A.A, de 49 anos, veio de Goiás e inicialmente procurou profissionais locais, como zootecnistas e engenheiros agrônomos, demonstrando interesse em adquirir gado puro de origem. Os profissionais locais, de boa-fé e sem suspeitar do golpe, apresentavam o suposto comprador aos produtores, aumentando a credibilidade dele. Foi descoberto que o golpista apresentava um portfólio de credenciais falsas, alegando ser proprietário de uma grande fazenda em Goiás, com o objetivo de ganhar mais confiança.
No entanto, foi constatado que a fazenda não pertencia mais ao suspeito há mais de dois anos, sendo tudo uma artimanha para enganar as vítimas. Além disso, durante as negociações, o suspeito pagava uma entrada em dinheiro equivalente a cerca de 10% do valor total da transação e emitia cheques pós-datados.
Porém, nenhum dos cheques foi compensado por falta de fundos, alguns até foram devolvidos por serem fraudados.
Os golpes contra os produtores ultrapassaram R$860 mil e, diante das provas robustas apresentadas, não há dúvidas sobre a autoria e materialidade do crime de estelionato. Agora, com o término das investigações e a apresentação do caso à Justiça, espera-se que o autor seja punido e que os produtores sejam ressarcidos pelos prejuízos sofridos.