
O Ministério Público Federal abriu inscrições para o 31º Concurso Público para Procurador da República. O edital foi divulgado no Diário Oficial da União nessa segunda-feira, 24 , e o certame oferece 58 vagas para ingresso na carreira, com salário inicial de R$ 39.753,22.
Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de abril. A prova objetiva está prevista para o dia 29 de junho, mas as datas podem sofrer alterações conforme necessidade da organização. Todas as informações e atualizações serão disponibilizadas no site oficial do concurso: www.mpf.mp.br/concursos/procuradores. O processo seletivo inclui provas objetivas, subjetivas, orais e de títulos, conforme descrito no regulamento.
Para concorrer, é necessário ter diploma de bacharel em Direito e comprovar, no mínimo, três anos de atuação jurídica, exclusivamente após a formação. O concurso também prevê reserva de vagas: 10% para pessoas com deficiência, 5% para candidatos indígenas e 20% para candidatos negros.
Como se inscrever e solicitar isenção da taxa
As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, utilizando as credenciais GOV.BR de nível prata ou ouro e autenticação em duas etapas. Após preencher o formulário e anexar os documentos solicitados, o candidato precisará gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 250 e efetuar o pagamento.
Candidatos que comprovarem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou forem doadores de medula óssea registrados no Ministério da Saúde podem solicitar isenção da taxa até o dia 2 de abril.
Nomeações e validade do concurso
As localidades das vagas serão definidas pelo Conselho Superior do MPF após a conclusão do concurso. A nomeação dependerá da disponibilidade orçamentária e da necessidade do serviço. O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.