
SES-TO promove Curso de Saúde Mental e Trabalho na Saúde Pública
Na quarta-feira, 13, ocorreu o seminário final do ‘Curso de Saúde Mental e Trabalho na Saúde Pública’. Momento em que os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) compartilharam os 21 projetos de intervenção desenvolvidos no período de qualificação, que trouxe a temática de cuidado mental dos profissionais de saúde da Pasta.
Direcionado a gestores da SES-TO e operacionalizado pela Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde, o curso teve início em junho deste ano e contou com a participação de 60 discentes que atuam nas unidades estaduais.
A psicóloga clínica e sanitarista da SES-TO, Cristina Vasconcelos, esclareceu que esta foi a primeira turma do curso, e que os alunos executarão os projetos ao longo de 2025. “Durante o próximo ano nossa equipe, especialmente, a de humanização fará uma agenda para o monitoramento e o apoio institucional dos discentes na execução dos projetos em suas unidades. Além de direcionar a apresentação de algumas ações exitosas do curso na semana estadual de humanização, que ocorrerá em novembro de 2025”.
Segundo a servidora, a finalidade da qualificação foi atingida. “O objetivo principal do curso foi trazer conhecimento técnico sobre saúde mental e trabalho para os profissionais, a fim de preparar os gestores para desenvolver estratégias de intervenção, e isso ocorreu durante o curso, sendo que a ideia é que os projetos sejam desdobramentos do curso”.
Uma das alunas do curso foi a diretora-geral do Hospital e Maternidade Irmã Rita (Arapoema), Mariana Coppo, que com sua equipe elaboraram o projeto ‘Desmotivação entre os trabalhadores de saúde’. “Iremos executar essa ação entre fevereiro e dezembro de 2025, e vai englobar todos os servidores da unidade, onde atuamos com rodas de conversa, além do trabalho com a liderança da unidade sobre estratégias para a prevenção de doenças como depressão e burnout”.
Um dos tutores da turma, o psicólogo Marcos Fabiano Monteiro da Costa, afirmou que, “notei o envolvimento dos alunos na área e os projetos, por unidade, buscam melhorar alguma dificuldade que o local tenha referente à temática. Um ponto fundamental do curso foi sensibilizar os gestores a aprenderem mais sobre a saúde mental. Notamos um ganho significativo, não apenas na parte teórica, mas no aprendizado que será feito na prática com a execução dos projetos”.
Curso
A iniciativa reconhece as Políticas de Humanização do SUS, Saúde do Trabalhador e a Gestão do Trabalho e busca o incentivo à valorização do trabalho em saúde e do trabalhador do Sistema Único de Saúde. A fim de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da saúde e estimular o desenvolvimento de competências para o trabalho em grupo e liderança, empatia e respeito às diferenças.
Edição: Aldenes Lima-Governo do Tocantins
Gestores do Hospital e Maternidade Irmã Rita (Arapoema), participaram do curso – Erlene Miranda – Governo do Tocantins file_download