CIDADES

Memorial do Teatro Palmense, revista eletrônica aprovada no Promic 2023 deverá ser lançada em dezembro

O Projeto “Memorial do Teatro Palmense – Pesquisa Sobre a Memória dos Grupos Teatrais de Palmas” tem como finalidade realizar uma pesquisa com fotos, depoimentos e documentos sobre o panorama da cena teatral de Palmas, Capital do Tocantins, ao longo desses 33 anos de sua criação, para disponibilização da mesma gratuitamente em formato de revista eletrônica na internet. A revista eletrônica é voltada para todos os públicos.

Tem o objetivo de, por meio de pesquisa, revelar a memória sociocultural, através de entrevistas com os personagens, histórias dos grupos teatrais, premiações, entre outros. Nesta arte que agremia um clube gigante de amantes da dramaturgia, mas, não só atores e atrizes, mas todo o corpo humano que o envolve, como adeecistas, atrizes e atores, cenógrafos, contrarregras, coreógrafos, dançarinas, diretoras e diretores, dramaturga e dramaturgo, encenador, figurante, figurinista, iluminadora e iluminador, maquiadores, pontos, produtores, sonoplastas, e outros profissionais que fazem com que o teatro tenha sempre essa chama de encantamento e sedução.

Levanta toda a produção de pesquisa sobre o cenário do teatro palmense, com relatos e entrevistas das principais personalidades do meio. A pesquisa servirá para entender o fluxo da cadeia teatral de Palmas, levando em consideração os históricos dos grupos de teatro e a importância dessa arte para a cidade e os seus munícipes.

Nival Correia – Atua como ator, produtor e diretor nas áreas de Teatro, Audiovisual e Cultura Popular no estado do Tocantins desde 1994, vindo do teatro de rua, nas praças e ruas de Palmas.  Recebeu em 1999 convite para atuar com a Companhia de Teatro Chama Viva, onde está com dois espetáculos em cartaz. Com 27 anos de carreira no Tocantins, tem atuado e levado o brasão do seu estado em várias cidades importantes, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Recife, Taguatinga, Belém, e cidades do Tocantins como Gurupi, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, entre outras.

Sobre a Produza

As atividades da Produza Arte Criação e Vídeo, começaram no        ano de 2021,  em Palmas, Tocantins. Esse ano foi marcado por   alguns trabalhos na área do audiovisual, como a participação na produção de documentários sobre o mundo junino. Dentre eles, estão “Os Amores do São João”, sobre os atores e atrizes que interpretam os noivos juninos nas quadrilhas juninas da Capital; “O Mês Mais Longo do Ano”, uma produção audiovisual sobre as várias nuances e aspectos que envolvem o trabalho anual do espetáculo junino em Palmas, através da contribuição histórica de vários grupos e profissionais que dão forma aos espetáculos promovidos pelas quadrilhas juninas; “Junina Ponto a Ponto”, sobre os desafios, as dificuldades e os formatos de apresentação das quadrilhas juninas no ano de 2021, considerando o cenário em decorrência do Pandemia do Coronavírus. No ano de 2022, participou de projetos com atividades musicais, como o projeto “PROGRAMAÇÃO CULTURAL TEMPORADA DE FÉRIAS EM PALMAS” que levou as praias da cidade de Palmas diversas atrações musicais, e o projeto “TEM SOM NAS FEIRAS”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo