
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou nesta quinta-feira, 27, o edital de seleção simplificada de professores/autores indígenas. O objetivo é elaborar materiais didáticos voltados à educação escolar indígena da rede estadual. Os interessados podem se inscrever até 3 de abril.
A iniciativa faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) e prevê bolsas para escritores indígenas que irão produzir conteúdos específicos na língua materna de cada etnia: Apinajé, Awa-Canoeiro, Javaé, Karajá, Karajá-Xambioá, Krahô, Krahô-Kanela e Xerente. Serão três volumes por povo, abrangendo ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio. Os materiais serão baseados na cultura, tradições e línguas indígenas.
Para participar, é necessário ser professor indígena com formação ou experiência pedagógica em escolas indígenas, além de ter aptidão para elaborar materiais didáticos. Os candidatos devem enviar um e-mail para depot@seduc.to.gov.br, anexando RG, CPF, ficha de inscrição, ficha de auto pontuação, comprovante de escolaridade, currículo atualizado, comprovante de residência e uma declaração de pertencimento étnico assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas. Também é preciso apresentar documentos que comprovem experiência profissional pedagógica, como contracheque ou declaração da escola.
Ao todo, serão concedidas 48 bolsas, distribuídas igualmente entre as oito etnias indígenas do estado. Cada escritor receberá dez bolsas ao longo de 2025, conforme a entrega dos textos solicitados.
Cronograma do processo seletivo
- Inscrições: 27 de março a 3 de abril;
- Homologação das inscrições: 4 de abril;
- Análise curricular e entrevistas: 7 a 9 de abril;
- Divulgação do resultado parcial: 10 de abril;
- Período para interposição de recursos: 11 de abril;
- Resultado final: 15 de abril.
A iniciativa visa fortalecer a identidade cultural dos povos indígenas por meio da produção de materiais didáticos específicos, promovendo uma educação mais inclusiva e respeitosa com as tradições locais.